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AOS ESTUDANTES E EDUCADORES BRASILEIROS ESPÍRITAS NO JAPÃO.
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Considerando um aumento pelo interesse de conhecer a doutrina espírita entre os BRASILEIROS residentes no JAPÃO, e levando em conta, a grande distancia entre províncias, e a falta de grupos de estudos nas províncias mais distantes.
Estaremos disponibilizando no Mês se SETEMBRO as primeiras aulas do PROJETO.
E assim iniciando o PROJETO DE ESTUDOS FILOSOFICOS ESPÍRITAS NO JAPÃO.
Com apoio da Sra. SONIA THEODORO DA SILVA, Idealizadora do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas.
Blog- http://filosofandocotidiano.blogspot.com.
Onde disponibilizará os programas de aulas do Estudo.
Iremos iniciar o projeto com as primeiras Cinco aulas para ministrar no Mês de SETEMBRO.
Sendo assim o NEJA -Núcleo Espírita Joanna de Ângelis –JAPÃO. Ira disponibilizar este meio de comunicação no qual iremos começar este projeto de Estudos e com apoio da ADE-JAPÃO responder a todas as perguntas para que juntos possamos aprender e desenvolver e fixar conhecimentos a respeito da nossa DOUTRINA.
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Informamos que ainda não temos as aulas em Japonês.
Por falta de uma equipe de tradutores.
Caso alguém se interesse em traduzir.
Favor entrar em contato com o Sr. Adalberto. 090 8328 4773
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A TODOS UM BOM ESTUDO.
Equipe NEJA-JAPÃO.
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...Nesse caminho da caridade, devemos seguir todos, porque se fora dela não há recuperação para ninguém, fora do serviço que expressa nenhum de nossos problemas encontrará solução.
Bezerra-Chico Xavier
Do Livro-Doutrina e Vida -CEU
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INTRODUÇÃO.
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CONCEPÇÃO, FINALIDADES, OBJETIVOS E METODOLOGIA CONCEPÇÃO
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Na Conclusão VI de O Livro dos Espíritos, o codificador Allan Kardec assim se expressa:
“Seria fazer uma idéia bem falsa de o Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais e que, portanto, entravando-se essas manifestações pode-se minar-lhe as bases.
Sua força está na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.”
Na Conclusão VII, o codificador complementa:
“O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de filosofia e moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.”
O Projeto Estudos Filosóficos Espíritas está organizado em três anos com aulas programadas em três segmentos de abordagem, cada um trazendo a sua especificidade e objetivando o enriquecimento do processo formativo de educadores - pois estimula o estudo e a pesquisa - e do educando, que trabalha a teoria aplicada à reflexão e à vivência.
Nesse sentido, o projeto pedagógico do curso constitui-se um todo orgânico que articula em sua matriz curricular os conteúdos específicos da área de conhecimento filosófico espírita com o desenvolvimento de valores atinentes aos objetivos específicos do Espiritismo e contidos no Evangelho de Jesus.
FINALIDADES
O projeto pedagógico do curso de Estudos Filosóficos Espíritas tem por finalidade responder aos desafios da formação do pensamento espírita em bases ético-morais, para a construção do mundo de regeneração, que começa por analisar as transformações ocorridas na sociedade contemporânea, a partir da estruturação do conhecimento e da assimilação, por parte do educando, da necessária mudança no modo de ser e estar na vida corpórea.
Isso implica em rever sistemas, valores, e estimular a vivência de virtudes intrínsecas e latentes do Espírito, através do aprendizado e das dinâmicas em sala de aula proporcionados pelo Programa e pela atuação dos educadores.
Assim, o curso visa proporcionar oportunidades favoráveis à construção desse pensamento, onde a religiosidade espírita seja revitalizadora e realizadora; crítico, responsável e comprometido com a Doutrina Espírita e que o exercício mediúnico traga o intercâmbio direcionado ao desenvolvimento de potencialidades no intercâmbio salutar com as dimensões espirituais.
O Projeto Estudos Filosóficos Espíritas não estimula o estudo dos sistemas desenvolvidos ao longo da história da filosofia por seus pensadores, pois fugiria aos objetivos intrínsecos da Filosofia Espírita, “livre do espírito de sistema”, conforme dizeres dos Espíritos Superiores a Allan Kardec.
OBJETIVOS GERAIS
A Filosofia é um terreno de vastas proporções, no qual nos sentimos como viajantes surpresos com cada detalhe do caminho investigativo.
Porém, a Doutrina Espírita - e mais precisamente a Filosofia Espírita - desbrava esse caminho, agindo como bússola condutora, já que a sua natureza de Síntese do conhecimento humano oferece os instrumentos necessários para a jornada desse conhecimento.
Se O Livro dos Espíritos é a síntese, é este que deve pautar o estudo filosófico-espírita, como elaboração da Gnosiologia espírita que levará ao estudo da Epistemologia e da Ontologia espíritas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Conduzir à reflexão aprofundada dos ensinos espíritas que formaram a obra máxima da Doutrina Espírita - O Livro dos Espíritos -, porém, abordado em consonância com o processo histórico-filosófico do pensamento humano;
2) Desenvolver uma consciência crítica acerca do conhecimento, razão e finalidade da existência;
3) Auxiliar o educando ao entendimento da educação espírita como um processo contínuo, reflexivo e implicado no exercício constante de auto-burilamento, porém realizador e plenificador;
4) Enfatizar o caráter desmitificador e desmistificador do lado religioso do Espiritismo, preconizado por Jesus e pelos Espíritos Superiores que compuseram a Doutrina Espírita sob a égide do Espírito da Verdade, pois o pensar filosófico-espírita é libertador, autônomo e anti-dogmático;
5) Resgatar a interioridade dos educandos, na auto-descoberta infinita e conducente às realizações maiores do Espírito.
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ESPAÇO INTERATIVO
O Espaço Interativo busca aprimorar, conscientizar e solidificar o aprendizado obtido.
Como o próprio nome indica, é um espaço que premiará o diálogo aberto entre educadores e educandos, e entre estes, com vistas à obtenção de um profundo entendimento da filosofia espírita. Serão utilizados Textos Base que sustentarão a abordagem dos temas estudados e que fortalecem a dialética espírita com a finalidade a que o Espiritismo se propõe, que é a auto-educação em bases morais ensinadas por Jesus.
Não se trata de leitura e interpretação de texto, nem de questionamentos com fins de avaliação qualitativa e quantitativa mas sim, de conduzir o educando à reflexão profunda quanto ao significado do Espiritismo na vida individual e coletiva da Humanidade.
BIBLIOGRAFIA DO CURSO
Um estudo abrangente e aprofundado da Bibliografia a ser utilizada neste curso foi elaborado no sentido de conduzir os educadores às abordagens temáticas relativas à Filosofia Espírita, da Religião Espírita e da Ciência Espírita, e, igualmente facultando-lhes acesso aos mais consagrados e atuais historiadores e pesquisadores da filosofia, das religiões e das ciências, em sua maioria laicos em abordagem conclusiva.
FERRAMENTAS DE PESQUISA
Serão desenvolvidos instrumentos de pesquisa inicialmente através dos blogs que, a princípio atuarão como sites de divulgação dos Objetivos Específicos de cada aula, sinopses dos assuntos abordados, bem como material de apoio às referidas aulas, tais como, documentários, filmes e/ou teasers e traillers, músicas referentes aos períodos culturais estudados, músicas referentes aos temas do cotidiano postados no blog http://filosofandocotidiano.blogspot.com.
Desta forma, pretende-se orientar a pesquisa dos educandos sem ferir-lhes a capacidade individual.
Atenciosamente.
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SONIA THEODORO DA SILVA
Idealizadora do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas.
São Paulo, SP, Brasil.
Apoio no JAPÃO
ADE-JAPÃO-NEJA-JAPÃO
Somos trabalhadores que,laboram a fim de levar o consolo, o amor e o esclarecimento à luz da doutrina Espírita. O N.E.J.A-Núcleo Espírita Joanna de Ângelis-JAPÃO,se propõe ao estudo da doutrina espírita, Atuar na DIVULGAÇÃO E UNIFICAÇÃO em prol das causas e dos preceitos morais e intelectuais do Espiritismo. Esclarecer e consolar. Promover a libertação e a melhora das criaturas. Divulgar o Evangelho em espírito e verdade, dever, a que se obrigaram antes de nascer.
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